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O Poder do Employer Branding operando em sua empresa

Uma das práticas de RH mais difundidas recentemente pode ajudar muito sua empresa na retenção e engajamento dos colaboradores. Trata-se do Employer Branding, não tão nova assim, pois começou a ser aplicada nos EUA e na Europa nos anos 90, e hoje é utilizada de médias empresas a multinacionais.

Marca

O Employer Branding ou marca de empregador é um processo alinhado com os valores das organizações e seus objetivos, basicamente a reputação da sua empresa como empregadora, como um lugar para trabalhar. Ou seja, proporcionar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do colaborador.

Como as áreas de Marketing e Comercial trabalham para vender seu produto ou serviço para os clientes, o RH também precisa proporcionar um bom ambiente de trabalho e valorizar seus colaboradores para reter e engajar – fazendo-os vestir a camisa de sua empresa. Num escritório, por exemplo, não adianta ter computadores e softwares de última geração se não há nenhuma cadeira confortável e nem mesmo um ar condicionado. E se o colaborador tem perspectivas de crescimento profissional, mas sua empresa não oferece cursos ou treinamentos?

Ambiente

Mas esse conceito que o Employer Branding passa é bem mais do que isso, pois uma cadeira confortável e um ar condicionado são necessidades básicas num ambiente de trabalho. Práticas muito comuns em empresas que seguem o Employer Branding fazem o colaborador se sentir no escritório de sua casa, como num home Office por exemplo. A interação dos colegas deve ser estimulada, independente da hierarquia.

A empresa pode promover atividades diárias mais criativas, reunindo do vice-presidente ao Office Boy, ou investir em conteúdo interativo em seu intranet (chat, mensagem instantânea e email interno) para troca de ideias rápidas. Além de aproximar os colegas de trabalho, podem surgir grandes idéias ou se observar potenciais executivos.

A empresa também pode oferecer cursos e treinamentos abertos em todas as áreas da empresa, cursos e ferramentas de RH web, mais dinâmicas e que podem ser acessadas de qualquer lugar pelo funcionário.

Ferramenta

i3-olaA 2inova oferece ao mercado a ferramenta [it], com um canal 100% exclusivo para seus colaboradores, reduzindo o turnover e promovendo o employer branding na geração de resultados. Inclui um portal exclusivo de educação e treinamento, totalmente online.

Para a área de RH, o sistema cria visual 100% com a imagem da empresa; perfil completo dos seus profissionais; opção de visualizar treinamentos, cursos e eventos aplicados pelas consultorias em T&D; acessa gráficos de desempenho; elabora PDI, PDE e PDL; desenvolve ações de Endomarketing para toda a rede e muito mais.

O [it] unifica os processos do Marketing, RH e outros setores, criando um mega-ambiente para criação de um canal direto junto aos gestores. Assim, proporciona um vínculo onde o colaborador é incentivado a participar de diferentes ações: participar com sugestões e opiniões; Feedback 360 com seus líderes – conceitos estes que levam o profissional a valorizar a empresa que trabalha tanto quanto sua marca preferida ou até mesmo como vestindo a camisa de seu time de coração.

Invista na qualidade de vida dos colaboradores em um mercado que busca por pessoas criativas, que fazem diferença no lugar onde estão. Por isso, se você quer equipes motivadas, envolvidas com seu trabalho, criativas, que opinam, sugerem, criticam, e apontam melhorias, crie um ambiente de trabalho onde as pessoas gostem de estar e passar a maior parte do dia.

Por exemplo, investir em áreas de lazer e convívio comum, com sofás confortáveis, mesa de bilhar, televisores, wifi e até videogames ou puffs em salas de reunião pode tornar o ambiente mais descontraído e favorável para que os colaboradores expressem suas opiniões e contribuam com ideias inovadoras. E se sua empresa possui cursos online, intranet e conteúdo interativo, fica ainda mais fácil.

Ação

Ter um plano de carreira estruturado e políticas de cargos e salários bem definidas são importantes para qualquer organização. Mas, se uma pessoa não consegue ter contato imediato com seus gestores, e não se sente próximo aos seus líderes, vai automaticamente se sentir distanciado da empresa.

A imagem da corporação bem construída é fundamental para atrair e reter seus colaboradores, justamente por que as pessoas querem estar inseridas num bom ambiente e com o melhor lugar para se trabalhar. Multinacionais fazem tudo isso, como Google, Microsoft, Facebook, Disney e muitas outras. Por que sua empresa não poderia fazer?

José Cabral, É Escritor e Jornalista.
Gerência o dep. de imprensa / mídias sociais da 2INOVA.

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